terça-feira, 27 de novembro de 2012

A Comunicação e Regstro em Enfermagem - por Lílian Lúcia, Jéssica Cristina e Priscila Helena (Noturno)


            Existe uma enorme importância na comunicação e adequação dos registros de enfermagem para o profissional da área, que muitas vezes não são mensurados, este assunto faz muita diferença na rotina de trabalho do profissional, em especial aos profissionais da enfermagem. A comunicação e o registro são muito importante em vários aspecto, para melhoria do contato com o cliente, melhor qualidade do serviço da equipe com a equipe, melhor participação e atenção dos membros da equipe e a comunicação não verbal tem um papel muito significativo na enfermagem.
            Para se estabelecer o cuidado de enfermagem que visa uma assistência de qualidade, deve-se saber a importância da comunicação. Dessa forma a comunicação colabora para a promoção do cuidado emocional. Devemos refletir sobre as interfaces do cuidado emocional ao cliente hospitalizado, vislumbrando a melhoria da qualidade da assistência de enfermagem. Para prestarmos o cuidado emocional é necessário sermos bons ouvintes, expressar um olhar atencioso e tocar os nossos clientes, confortando e recuperando sua autoestima. Tratando-se do relacionamento entre a equipe de enfermagem e o paciente, o processo de comunicação precisa ser eficiente para viabilizar uma assistência humanística e personalizada de acordo com suas necessidades. Portanto, o processo de interação com o paciente se caracteriza não só por uma relação de poder em que este é submetido aos cuidados da enfermagem, mas também por atitudes de sensibilidade, aceitação e empatia entre ambos.
            A comunicação se dá de duas formas específicas: a comunicação verbal e a não verbal,onde esta tem um papel de grande importância sob a ótica da enfermagem, pois através dela é que muitas vezes interpretamos o paciente sem se quer necessitar de uma só palavra, dessa forma poderemos intervir mais rápido para solucionar o seu problema. É indispensável para a equipe de enfermagem, um maior contato com seu o paciente, independente do tipo de comunicação que ele exerça. Simples gestos significam muito para pessoas que em um determinado momento não conseguem dizer claramente aquilo que desejam..
            A comunicação entre os profissionais também tem grande importância, sendo  demasiada necessária aos profissionais de enfermagem, os quais devem estar atentos aos conteúdos informativos e resultados do processo comunicativo. Deve ser vista como uma importante ação de enfermagem. Alguma atitudes desses profissionais deve ser indispensável nesse processo como: deve ocorrer em local específico; ser rica fonte de informação; ocorrer na presença de pelo menos dois membros integrantes das equipes.
            A falta de comunicação da equipe pode acarretar várias consequências como: informações fragmentadas; plano de cuidados fragmentos; consequência na qualidade da assistência; desvalorização do intercâmbio pessoa a pessoa; não há ênfase no cuidado humano. Contudo de uma boa comunicação contribuição pode ajudar em diversos fatores como: refletir sobre a prática da enfermagem; mostrar a importância da comunicação e passagem de plantão; implementação de um instrumento de registro: plano de passagem de plantão; participação e atenção dos membros da equipe.
            A partir do que foi exporto podemos concluir que o cuidado emocional do paciente  se faz de suma importância para a melhoria da qualidade de vida. Percebemos que a comunicação é um dos mais importantes aspectos do cuidado de enfermagem que
proporciona uma melhor assistência ao paciente. A comunicação é algo essencial para se estabelecer uma relação entre profissional, paciente e a família. Refletiu-se também sobre a importância da comunicação não verbal e comunicação entre os profissionais de enfermagem.
                                                                                                 (Brasília, Novembro de 2012)    

Nenhum comentário:

Postar um comentário