sábado, 29 de setembro de 2012

Sugestão Cinematográfica: Freud Além da Alma




         Freud (Freud, Além da alma, no Brasil) é um filme norte-americano de 1962 dirigido por John Huston, com trilha sonora de Jerry Goldsmith e roteiro do célebre filósofo francês Jean-Paul Sartre. Trata-se da biografia romanceada do pai da psicanálise, mostrando seus casos mais célebres e seu envolvimento com os pacientes. Ao narrar a história da elaboração da teoria psicanalítica, procura explicar aspectos da nossa constituição psíquica. O filme reconstrói a vivência e as descobertas de seu criador, Sigmund Freud, em Paris e na cidade de Viena, entre os anos de 1885 e 1890 - os anos de suas descobertas mais importantes.
     Sugiro que todos vejam esse filme antes da próxima aula (04/10), pois ele ilustra o nascimento da psicanálise e sua influência para a visão que hoje temos do homem de um modo geral. Debateremos sobre a importância da teoria psicanalítica na cultura,  o nascimento da noção do homem enquanto um sujeito do inconsciente e, e em especial, debateremos sobre a importância da psicanálise para a leitura dos fenômenos psicológicos no contexto do hospital. 

Esse filme carece de RESENHA. Você pode fazer uma resenha individual ou em grupo ( de até 3 pessoas) para colaborar com o blog da turma, enriquecer a leitura do filme contribuindo om suas reflexões e ganhar pontos de OAT's. 
As resenhas serão lidas e postadas no blog assim que forem revistas. 

Um abraço e boa sessão de cinema!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário